Trabalho
apresentado á Professora Roseliane Marçal Pinto, do curso de Psicologia, da
Faculdade da Amazônia, como requisito parcial de nota e aprimorar os
conhecimentos em Estágio Básico III.
Acadêmicas:
Andreza
Angela Maria
Razzine GonçalvesIsmariane Lauret
Juliana Moura Teixeira
Natalí Cintia dos Santos
INTERVENÇÕES
EM PSICOLOGIA ESCOLAR: Ressignificando as relações Institucionais
Resumo – 3ª Série do
Ensino Fundamental
Paula
e Simone fazem parte dos colaboradores de uma instituição escolar, sendo que
Paula tem 32 anos e possui graduação em Pedagogia e cuja sua responsabilidade é
lecionar História, Português e Geografia. E Simone leciona apenas Matemática.
A
rotina da sala de aula de Paula dá início 15 minutos após o intervalo, e era
necessário a professora aguardar que os alunos trocassem de sala, pois cada
sala é respectiva de uma matéria específica. É válido ressaltar que no momento
em que os alunos retornavam à sala já havia conteúdo na lousa. Durante a
realização das atividades, a professora observava individualmente o andamento
das tarefas realizadas pelos alunos, e ao final ela corrigia as atividades.
A
relação entre os alunos é considerado natural, pois existem os laços de amizade
e também de desavenças.
Uma
das maiores queixas de Paula, diz respeito à concentração dos alunos,
principalmente quando chegam muitos eufóricos após o intervalo. Dessa forma, a
professora passa a ter certa cobrança sobre os alunos, exigindo silêncio e
permanência das crianças nas carteiras.
INTERVENÇÃO
- Propôr a
permanência das técnicas de relaxamento com os alunos;
- Propôr mais criatividade com relação à
metodologia de ensino e didática da professora. Exemplo: a forma do ensino com
mais acessibilidade ao aluno, incluindo dinâmicas para uma melhor absorção do
conteúdo. Assim como, áudio-visual, debates em sala, e etc.
- Propôr técnicas de reforçamento sobre os
alunos, com o intuito motivacional. Exemplo: cartazes com desenhos de rostinhos
felizes, estrelinhas, etc.
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