Circuito de Psicomotricidade- tente e invente: sugestões de atividades
práticas
Circuito
de Psicomotricidade
Um
circuito de psicomotricidade com atividades psicomotoras dentro da própria sala
de aula ou em atividades recreativas pode ser um elemento fundamental para
minimizar dificuldades no desempenho escolar; quanto mais movimentos a criança
for incentivada a fazer, mais favorecerá a prontidão para processo de
alfabetização; o professor recebe em sua sala de aula alunos de diversas
realidades socioeconômicas e familiares, crianças que tiveram pouca ou nenhuma
estimulação psicomotora e
não vai
depender de muita “parafernália” que é divulgada. Tente, invente e veja os
resultados. Abaixo das informações básicas
Esquema
corporal
- Baixa coordenação, caligrafia ruim, leitura não
harmoniosa, gesto após palavra, não segue ritmo da leitura (frase, palavra),
imitação/cópia.
Lateralidade - Ordem
espacial, não distingue esquerda x direita,
direção gráfica (è), ordem num quadro, letras / números em "espelho",
discriminação visual.
Percepção
espacial
- Esquerda x direita: b/d; p/q; 21/12.
-
Alto/baixo: b/p; n/u; ou/on.
-
Dentro/fora: espaço para escrita e leitura.
-
Progressão/grandeza; classificação/seriação.
-
Orientação
-
Cálculos: 1 3 8 - 6 5 - 1 3
Orientação
espacial e Temporal
- Antes x depois: ordenação de sílabas, palavras,
números...
- Matemática: noção de fileira, coluna, formas, ordem
(dezenas/unidades).
Ordenação
Controle muscular
(tônus) - Perturbações do grafismo (motora fina)
-
Manipulação/preensão
Percepção: Auditiva
- visual - tátil - cinestésica - Escrita (ditado)
- Leitura
-
Escrita
(ditado, cópia,).
Fonte:
Fonseca (1996, p.142).
Veja
atividades para um Circuito de Psicomotricidade ( trabalhe cada
atividade de forma competitiva e com todas as variações possíveis: exemplo –
equilíbrio: andar sobre uma linha ( fita crepe colada ao chão) pé direito
diante do esquerdo e vice-versa; olhando para a fita, sem olhar para a fita,
com um livro sobre a cabeça, uma não maçã... no final quem não deixar cair à
maça vai comê-la).
Jogo Twister – divertido,
competitivo, regras, limites, desafio, raciocínio lógico, atenção,
concentração, tonicidade, esquema corporal e lateralidade:
jogam
os pares quem errar saí.
Bola ao Cesto – improvise um cesto
preso á janela: eminos contra meninas: coordenação visomotora(visomotora têm
como finalidade o domínio de campo visual, associado à motricidade fina das
mãos, dois elementos básicos para o grafismo, concentração, atenção,
lateralidade, estruturação espacial, (em cima/ embaixo, dentro/fora,
perto,longe, do lado…,
/
Equilibrio -equilíbrio,
que é a base essencial da coordenação dinâmica geral; destreza, o controle
muscular e a leveza dos movimentos;melhora o comando nervoso, a precisão
motora; orientação espacial, domínio do esquema corporal, organização e situação de si mesmo notempo eno espaço; e de objetos:
corpo, espaço e tempo ; movimentação dos olhos da esquerda para a direita e
vice versa; proporção de altura e largura ;
Aumentando
o grau de dificuldade:
Bola na Bôca no Palhaço:
Equilibrio:
Com inúmeras variações: olhando para fita, sem olhar, e objetos diferentes
sobre a cabeça: criança se o resto da turma em silêncio, máximo de atenção e
concentração de todos; articulação e da respiração; dominio do corpo
aperfeiçoando o equilíbrio.
Viodeokê – com músicas
infantis, cantigas de roda e movimentos do corpo. Desenvolvimento psicomotor
através da música e ritmo ( canto e dança gestual):ajuda no raciocínio lógico-matemático, contribui para acompreensão da linguagem e
para odesenvolvimento
da comunicação, para a percepção de sons sutis e para
o aprimoramento de outras habilidades.
-desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, do prazer de ouvir e cantar música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, respeito ao próximo, regras, limites, esquema corporal, autoconhecimento, autoestima, interação social, reforço do desenvolvimento cognitivo / linguístico, psicomotor, e socioafetivo:acalmar e disciplinar aquela turma desatenta e desobediente.
As atividades musicais agem sobre a mente favorecendo a reação motora e qualquer movimento adaptado a um ritmo é o resultado de um conjunto completo de atividades coordenadas.Linguagem oral e leitura.Ritmos, memória, sensorialiedade,motricidade, afetividade e autoestima
-desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, do prazer de ouvir e cantar música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, respeito ao próximo, regras, limites, esquema corporal, autoconhecimento, autoestima, interação social, reforço do desenvolvimento cognitivo / linguístico, psicomotor, e socioafetivo:acalmar e disciplinar aquela turma desatenta e desobediente.
As atividades musicais agem sobre a mente favorecendo a reação motora e qualquer movimento adaptado a um ritmo é o resultado de um conjunto completo de atividades coordenadas.Linguagem oral e leitura.Ritmos, memória, sensorialiedade,motricidade, afetividade e autoestima
Bambolês – montar percurso em
seqüência ou na forma de labirinto. Crie passagens secretas, trechos com
larguras e alturas limitadas ;estruturação espacial, limites, equilíbrio,
atenção, concentração,domínio do esquema corporal, lateralidade,coordenação
motora,domínio das relações espaciais,orientação, para frente, para trás, à
esquerda, à direita, e a inclusão de pontos de referência.
Variações:
·
colocar bambolês no chão e colocar o
número máximo de alunos dentro de cada espaço do bambolê. Ao comando
“Colelhinho sai da Toca” todos mudam de bambolê; no segundo comando retira um
bambolê, a criança que ficar de fora, sai do jogo e assim sucessivamente até
fica um só bambolê e o grupo ganhador.
·
Deixar que os alunos façam movimentos
giratórios nos braços, pernas, mãos, pescoço e cintura com os bambolês.
·
Lançar a bola, de uma distância
determinada, para que caia dentro do bambolê. Afaste o bambolê e peça para que
lance a bola novamente; na frente da criança dois bambolês(um mais poerto dela
e outro mais longe) e, em suas mãos, dois saquinhos de areia. Explique que cada
um deve ser lançado dentro de um bambolê. Diga para não jogar os dois ao mesmo
tempo. Aqui, o aluno vai perceber que poderá executar ações com um lado e o
outro do corpo.
·
Deitar os bambolês presos em duas
cadeiras grandes: passr por baixo, por cima, pular…
Bonequinha Russa - Feitas em grupos de
oito bonecas que se abrem, revelando outra série delas, representam a figura da
família: a tradução literal de Matryoshka é “mãezinha”.Trata-se de uma
bonequinha de madeira, normalmente de tília, que abre ao meio e tem dentro
outra igual, mas de menor tamanho, que por sua vez contém outra, igualmente
recheada com outras cada vez menores, numa sequência que varia de cinco a oito,
geralmente, e que se repetem em escala decrescente de tamanho.
Estruturação
espacial, coordenação motora (encaixe, desencaixe), percepção, noções de
maior/menor, dentro/fora, grande/pequeno, conservação de quantidade, cálculo,
resolução de situações problemas,desenvolvimento do pensamento criativo,
concentração.
Quebra-Cabeça(robôs desmontáveis) com
encaixe : lateralidade, estruturação espacial, percepção, memória, coordenação
motora, visomotora, desenvolvimento do pensamento lógico, atenção, concetração.
Coordenação motora fina: pinçagem – jogo de pega varetas, separar grãos
misturados. Relações de quantidade, espaço, tamanho, ordem,conceitos
pré-simbólicos de tamanho, número e forma; idéias de quantidade
Dominós – Damas e Xadrês - (os
mais variados) para contagem ( matemática), animais, interpretação de figuras,
percepção,discriminação , associação, raciocínio lógico; consciência sucessiva
de elementos distintos.
Jogo da Memória _
desenvolvem
estratégias de memorização;
relações
entre imagens e posição no tabuleiro, orientação espacial, cálculo mental,
desafio, raciocínio lógioco, estratégias.
Esquema Corporal: Esquema corporal é estudado pela Psicomotricidade a
onde representa ser a imagem do corpo um intuitivo que a criança tem de seu
próprio.Correlação com o aspecto comunicativo do ser humano, do corpo, da
gestualidade. A criança localiza coisas, seres e acontecimentos a partir do
conhecimento que tem do seu corpo e de se situar no tempo e no espaço.
Brincadeiras
como: carrinho de mão, pedalar pernas, andar descalça sobre areia, no tapete,
em cascas de ovo cobrindo-as com um plástico fino para não machucar os pés,
andar de joelhos, apanhar com a boca uma bala dependurada, fazer bolinhas com
massa de modelar, parar de correr ao toque do apito;
Exercícios
de coordenação dinâmica como: levantar os braços e junto o joelho direito,
depois trocar. Pular de um pé só, imitar um ritmo pré-estabelecido pelo
professor, jogos cantados onde as crianças de duas em duas batem as mãos,
escravos de Jó, abotoar e desabotoar, enfiar miçangas. Pular de um pé só,
colocar um objeto que não role em um pé da criança e pedir para andar sem
deixar cair, jogar amarelinha;
Jogar
dados, amassar bolinhas de papel, correr dominando a bola passando por
obstáculos no percurso previamente determinado, por um bambolê no chão e pedir
para que a criança ande nas bordas, pule de um pé só para fora do circulo, com
os dois pés pule para dentro. Atividades de orientação tipo seguir um trajeto,
discriminação visual, memória perceptiva, completar o que está faltando, ordem
e sucessão, duração de tempo, ritmos.
Muito boom. muito bom mesmo ;)
ResponderExcluir