sábado, 23 de março de 2013


FACULDADE DA AMAZÔNIA

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
                                                         
ANGELA MARIA RAZZINE GONÇALVES

NATALI CINTIA DOS SANTOS

 A NECESSIDADE DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇA DE 6 A 12 ANOS

 

                                                                                              Orientadora: Roseliane Marçal
 

 
1.      INTRODUÇÃO

Por meio da disciplina de Estágio Básico I, do 3º Semestre da Faculdade da Amazônia no curso de Psicologia, foi exposto a necessidade do desenvolvimento prático de um estágio observacional. Sendo assim, houve a possibilidade de efetuar essa observação no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). E durante a realização deste, foi possível observar as necessidades e demandas da instituição. Sendo que esta é a Unidade Pública Estatal Básica de atendimento e promoção de ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Trabalhando na perspectiva da prevenção e minimização e/ou superação das desigualdades sociais, visando promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros. Com os serviços Socioeducativo geracionais, intergeracionais e com famílias, bem como Sócio-comunitário e Reabilitação na Comunidade, dentre outros.

Dentro destes serviços há uma grande participação de pessoas com baixa renda familiar, como crianças, adolescentes e idosos que trazem suas demandas específicas. Podendo ser ressaltada também mulheres grávidas com a ausência de seus devidos parceiros, que não proporcionam todo o apoio necessário para a provisão de suas necessidades.

Diante do que foi mencionado acima, vale dar ênfase sobre a participação de mulheres que trazem seus filhos pequenos na realização dos trabalhos Socioeducativos, especificamente falando acerca de palestras. Dessa forma, essas crianças ficam a mercê, ou seja, acabam prejudicando uma melhor atenção das mães acerca das atividades realizadas. Levando em consideração estes aspectos, surge a necessidade de uma contribuição na instituição para ajudar as crianças que ali ficam sem ter um aprendizado nos momentos de trabalhos propostos pela instituição.

Em vista disso, nasce a possibilidade de realizar um trabalho dentro do CRAS com as crianças de 6 à 12 anos, com o objetivo de promover um desenvolvimento da psicomotricidade dessas crianças. Sendo que os métodos poderão ser aplicados tanto pelas estagiárias de psicologia quanto pelos profissionais da instituição.....

Contudo, pretende-se atuar, expressar e comunicar essa temática em uma linguagem simples e objetiva.

2.      PROBLEMA DE PESQUISA

Por meio de uma preparação e de um levantamento de dados foi possível a percepção de que nos trabalhos desenvolvidos pela psicóloga com as famílias havia uma grande demanda, especificamente falando, nos dias da exposição dos trabalhos realizados dentro da instituição, principalmente durante as palestras, pelo motivo que as famílias trazem seus filhos que ali ficam extremamente inquietos, dificultando às mães a devida atenção necessária dentro das palestras. Na instituição não possui um local onde as crianças possam ficar realizando algum tipo de atividade enquanto as mães participam das palestras. O que fazer com essas crianças no momento em que ficam ociosas à espera de suas mães?

 3. JUSTIFICATIVA
A proposta e a sugestão pela qual se oferece aqui, é o trabalho de um educador com as crianças acerca da psicomotricidade. Tendo em vista o lúdico como um grande facilitador da aprendizagem, sendo que é importante ter uma abordagem global da criança por meio de técnicas que serão utilizadas, levando em consideração os aspectos corporais e o vínculo cognitivo, afetivo-emocional e motor nas ações e no processo. Levando sempre em consideração o fato de que a psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade da criança, visando ao domínio do seu próprio corpo. Por isso dizemos que a mesma é um fator essencial e indispensável ao desenvolvimento global, onde a educação psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem infantil.

Durante o primeiro estágio observacional que ocorreu com as estagiárias de psicologia no CRAS, pôde ser percebida alguns desfalques dentro da instituição, pelas quais havia certa necessidade de um trabalho e uma atuação no local. Com isso foi desenvolvida a proposta de iniciação de um trabalho com as crianças, com objetivo de oferecer uma contribuição para um melhor desenvolvimento das atividades fornecidas pelo CRAS. Isso porque não possui um local onde as crianças possam ficar realizando algum tipo de atividade enquanto as mães participavam de algumas palestras, sendo que as mesmas ficavam ociosas, e sendo assim atrapalhando as mães.

Contudo, é possível perceber que tanto as crianças quanto as mães poderão estar se envolvendo em atividades pelas quais produzirão crescimento e evolução individual, sem nenhum empecilho quanto a isso.

4. OBJETIVO GERAL      

·                    Desenvolver na criança por meio de seu próprio corpo e seu momento recreativo as técnicas da psicomotricidade, relacionando também acerca da afetividade, o pensamento e o nível de inteligência.

 

4.1 OBJETIVO ESPECÍFICO

·                   Reconhecer através da avaliação dificuldades psicomotoras, possibilitando assim um melhor desenvolvimento da criança;

·                   Trabalhar a aquisição do domínio corporal: definindo a lateralidade, a orientação espacial, desenvolvendo a coordenação motora, o equilíbrio e a flexibilidade;

·                   Promover o controle da inibição voluntária: melhorando o nível de abstração, concentração e desenvolvendo as gnosias;

·                   Reforçar o desenvolvimento socio-afetivo: incluindo as atitudes de lealdade, companheirismo e solidariedade.

5. MARCO TEÓRICO

A Psicomotricidade como ciência, é entendida e vista como o campo transdisciplinar que estuda, analisa e investiga as relações e as influências mútuas e sistêmicas, entre o psiquismo e o corpo, e, entre o psiquismo e a motricidade, emergentes da personalidade total, singular e evolutiva que caracteriza o ser humano, nas suas múltiplas e complexas manifestações biopsicossociais, afetivo-emocionais e psicosóciocognitivas (FONSECA, 2010).

Dalila Costalt (1976) se refere à psicomotricidade como o enfoque integral do desenvolvimento em três aspectos: físico, psíquico e intelectual, de uma maneira pela qual estimula harmoniosamente a união e a junção dessas três áreas em diferentes etapas do crescimento e desenvolvimento humano.

Em referência à Educação Infantil, a criança busca experiências e um conhecimento em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. Dessa forma, a abordagem da Psicomotricidade irá permitir essa compreensão da maneira como a criança toma consciência do seu próprio corpo e das possibilidades de se expressar, localizando-se no tempo e no espaço. O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Sendo que é também através da recreação onde a criança pode desenvolver suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor, proporcionando a aprendizagem das crianças em várias atividades que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo (LIMA, BARBOSA, 2012). Jean Le Boulch ainda relatou que o trabalho da educação psicomotora beneficia e contribui no controle da motricidade da criança.

Falkenbach (apud 2002), acreditava que a finalidade e o objetivo da prática da Educação Psicomotora se enquadraria em três fatores: 1º) Promover por meio de atividades lúdicas a capacidade da criança se expressar por intermédio do jogo e do exercício, possibilitando a exploração corporal diversa do espaço, dos objetos e dos materiais; 2º) Facilitar a comunicação das crianças por intermédio da expressividade motriz, e 3º) Potencializar as atividades grupais e favorecer das emoções e conflitos por meio da vivência simbólica.

A Educação Psicomotora também inclui alguns fatores a serem trabalhados e desenvolvidos, tais como:

·                   Espaço Temporal: Quando a criança atinge seus 2 anos e meio de idade, o seu espaço é um espaço vivido, dentro do qual ele se ajusta e se adapta desenvolvendo seus movimentos coordenados à fim de atingir um objetivo. Entre os 3 e 6 anos, a criança consegue fazer uma representação dos elementos e descobrir exatamente as formas e dimensões de tudo o que se encontra no espaço. Já no final do período escolar, a criança já descobriu por completo a sua dominância, sendo capaz de se orientar sobre qualquer coisa que encontra naquele espaço à sua volta. Ou seja, a orientação do objeto se faz em função da posição atual do corpo da criança. Exemplo de atividades: andar devagar até o fim da sala; correr; subir em coisas, etc.

·                   Percepção Corporal:   É ter a consciência do próprio corpo como um todo, bem como de suas partes, seus movimentos corporais, suas posturas e atitudes. Exemplo de atividades: Apontar determinada parte do corpo e dizer seu nome; montar partes de um boneco, etc.

·                   Equilíbrio: É o cerebelo que oferece um ajustamento ao tônus postural em uma ligação com o desenvolvimento do ato motor. Fixando estas reações sob forma de automatismos posturais inconscientes; isto é, trazendo o equilíbrio sobre as experiências vividas individualmente. Exemplo de atividades: brincar de estátua; marchar nos calcanhares; inclinar-se para frente e para trás, etc.

·                   Lateralidade: É denominado como a predominância do uso de todos os órgãos pares. Podendo ser direita ou esquerda. Sendo que, com aproximadamente 2 anos de idade a criança já definiu sua lateralidade. Exemplo de atividades: pedir que a criança escreva com a mão dominante ou chutar a bola com a perna dominante, etc.

·                   Rítmo: Está relacionado diretamente com a movimentação própria de cada um. Tendo características lenta, moderada, acelerada, cadenciada. Exemplo de atividades: dançar; bater palmas no ritmo do professor; permanecer na ponta dos pés, enquanto se conta até dez, etc.

·                   Coordenação Motora Ampla ou Global: É vista como a prática de grandes movimentos com todo o corpo, em harmonia nos deslocamentos.  Exemplo de atividades: marchar batendo palmas; correr; saltitar; rodopiar, etc.

·                   Coordenação Motora Fina: Diz respeito à competência e a capacidade de realizar movimentos específicos, a fim de executar de maneira bem sucedida a habilidade individual. Exemplo de atividades: tocar violão; modelar massinhas; escrever; recortar; pentear-se, etc.

·                   Agilidade: É considerada como todas as atividades que envolvem e exigem movimentos rápidos, ligeiros e precisos. Exemplo de atividades: brincar de queimada ou rouba bandeiras; brincar de pega-pega, etc.

·                   Tonicidade: É o ato de tonificar-se e fortalecer-se, ou seja, é a força muscular que a criança adquire em função de algumas atividades realizadas. Exemplo de atividades: brincar de cabo de guerra, etc.

 

“Na Educação Infantil qualquer atividade que não seja de alta qualidade representa uma oportunidade perdida de oferecer às crianças um bom começo para o resto de sua vida” (apud FORMOSINHO, 1988)

Em vista disso, entende-se o quanto a educação sobre a criança deve ocorrer no corpo inteiro, pois a criança no seu desenvolvimento é formada por corpo e mente..., dessa forma a psicomotricidade também contribui para o desenvolvimento psicológico da criança, oferecendo para o seu desenvolvimento integral e as habilidades motoras na qual são aspectos inerentes ao desenvolvimento motor da criança na infância. (GARCIA, CAVALARI, 2010)

6. METODOLOGIA
 
 NATUREZA: Qualitativa (Esta estratégia se fundamenta em uma estratégia baseada em dados coletados em interações sociais ou interpessoais, analisadas a partir dos significados que sujeitos e/ou pesquisador se propõe a participar, compreender e interpretar as informações.)

OBJETIVOS: Descritivos (A pesquisa descritiva é aquela que busca conhecer e interpretar a realidade sem nela interferir e descreve o que ocorre na realidade)

PROCEDIMENTOS: Bibliográfico (Avaliar o estado de desenvolvimento da área estudada, escolher um modelo teórico, elaborar um plano metodológico)

TÉCNICAS PARA COLETAS DE DADOS: Observação

CAMPO DE ESTUDO: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

DEFINIÇÃO DA AMOSTRAGEM: Crianças do sexo feminino e masculino

CARACTERIZAÇÃO DOS SUJEITOS: Crianças entre 6 à 12 anos

PROCEDIMENTO PARA A COLETA DE DADOS: Observação e atividades lúdicas

ORGANIZAÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS: As aulas serão desenvolvidas através de diálogos observações, trabalhos em grupos possibilitando a relação teoria e prática, ação e compreensão, experiência concreta do aluno e conhecimento organizado. O projeto será um modelo mediador.

7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

·                   JANEIRO

Trabalhar:Coordenação Motora Ampla ou Global e Coordenação Motora Fina

Atividades:Marchar batendo palmas; Correr, saltar,rodopiar, descer subir, andar com uma bola entre as pernas, andar na ponta dos pés, andar de quatro, lançar bola na parede, engatinhar para frente e para trás, etc.

Escrever; Modelagem com massinhas; Recortar, colar, picar papel, cobrir pontilhados, trabalhos com objetos pequenos, pintura com o dedo, etc.

·                   FEVEREIRO

Trabalhar: Agilidade

Atividades:Fazer uma fila, colocar cones enfileirados e pedir que alunos corram em velocidade esquivando dos cones; Brincar de queimada; Brincar de pega-pega; Brincar de rouba-bandeira, etc.

·                   MARÇO

Trabalhar: Espaço Temporal eRelaxamento

Atividades:Andar devagar até o ponto indicado; Andar depressa, voltando ao ponto de partida; Andar devagar e depois correr uma mesma distância demarcada na quadra; Bater bola e pular corda, devagar e depressa;Correr, bater palmas, com ritmo, dentro de um espaço de tempo, em situações relacionadas com:

 - Deslocamento de materiais: cadeiras, bancos, mesas, bolas, etc

- Lançamentos de bolas, pequenas grandes, em caixa de diversos tamanhos, cesta de basquetes ou circulo desenhado no chão;

- Saltos e transposição de obstáculos;  

- Marchas em equilíbrio (em barras, bancos, linhas, etc.)

·                   ABRIL

Trabalhar: Lateralidade

Atividades: Com a Mão dominante pedir que a criança pegue um objeto qualquer; Com o pé dominante, solicitar que a criança chute uma bola; Andar pela sala jogando uma bola ou bexiga, de uma mão para outra; Colocar uma criança no centro e pedir a uma outra criança que fique a direita dela, outra atrás, outra à frente e outra à esquerda. Batendo palmas, as crianças mudam de posição e dizem a sua nova posição, etc.

·                   MAIO

Trabalhar:Ritmo

Atividades:Permanecer nas pontas os pés, enquanto se conta atédez;Levantar e baixar nas pontas dos pés; Andar sobre linhas marcadas no chão: retas, quebradas, curvas, sinuosas, círculos, mistas.Bater palmas no ritmo do professor (rápido, lento, forte, fraco).Bater bola com a mão seguindo o ritmo do professor, etc.

·                   JUNHO

Trabalhar: Equilíbrio e Tonicidade

Atividades:Brincar de estátua; Marchar nos calcanhares; Permanência em pé, sentada ou deitada, etc.

Brincar de Cabo de Guerra, etc.

8. REFERÊNCIAS
GARCIA, Karina Aparecida da Costa Muller; CAVALARI, Nilton. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA.Caderno Multidisciplinar de Pós-Graduação da UCP. Pitanga, p. 126-138, Mar/2010. Disponível em: http://www.ucpparana.edu.br/cadernopos/edicoes/n1v3/10.pdf. Acessado em: 13 out 2010.

FONSECA, Vitor da. PSICOMOTRICIDADE: UMA VISÃO PESSOAL. Universidade Técnica de Lisboa. São Paulo. Dez/2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1415-69542010000200004&script=sci_arttext. Acesso em: 13 out 2012.

PINTO, Liana Rosa CURSO DE PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO. Programa de Educação Continuada a Distância. Portal Educação e Sites Associados.

PIOVEZAN, Andréia. A importância da Psicomotricidade no processo da aprendizagem. Projeto de Pesquisa. Centro de Referência de Assistência Social. Comodoro, 2011.

SANTOS, Inara. PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL. Blog. Dez/2008. Disponível em:http://psicomotricidadesantista.blogspot.com.br/2008/12/psicomotricidade-conceitos.html. Acesso em: 13 out 2012.

SOUZA, João Edisom de. CURSO PÓS GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E EDUCACIONAL.  Disciplina Educação Psicomotora. Afirmativo: 2007.

 

 

 

 

 

 

 

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