Brincar é coisa séria
Quem disse que brincar não é coisa séria para as
crianças. Quando falamos
do lúdico estamos nos referindo todas as atividades como os jogos, a música, o
teatro, a contação de
história ou seja tudo que irá estimular a criatividade, sensibilidade e
aprendizagem da criança.
O
brincar é inato ao ser humano. A criança brinca em todas as nações. Brincando
ela representa o mundo dos adultos, ela aprende a conviver com regras, ela
expressa seus sentimentos, seus medos, angustias e traumas. Brincado ela capaz
de superar os desafios propostos, de aprender com facilidade e querer continuar
aprendendo. É através dos jogos que o psicopedagogo realiza parte do
diagnóstico de uma criança com transtornos ou dificuldades de aprendizagem, com
eles também o psicopedagogo realiza o processo terapêutico nas crianças
encaminhadas a ele. Na sala o professor que inseri em seus planejamento brincadeiras
e jogo possuem êxito não só nos conteúdo como também na afetividade.Mas nem
sempre foi assim, nas próximas postagens vamos ver a História da Infância e do
brincar.Qual a diferença entre Jogo e Brincadeira, sua importância na linguagem e aprendizagem,
muitos exemplos de jogos tanto para a intervenção psicopedagogica como para ser
aplicado na sala de aula,tipos de jogos, classificação, indicação de jogos por
idade, vídeos de psicomotricidade e pequenas oficinas de como fabricar seus
jogos.( Jossandra Barbosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário